sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Obesidade infantil, o que está acontecendo com nossas crianças?


Olá gente! Hoje trago um assunto bem importante e que vale a pena a gente parar e refletir...
Todo mundo sabe que a obesidade vem crescendo e muito, mais obesidade é coisa séria, é tão sério que virou um problema de saúde pública! Mais o que tem sido ainda mais preocupante é o índice de obesidade infantil. Estudos do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, isso é alarmante porque em cada três crianças entre 5 e 9 anos, um está acima do peso, e eu não falo pela questão estética ou padrão de beleza imposto pela mídia ou qualquer outro padrão, não, eu falo de saúde, a chance de uma criança a cima do peso se tornar uma pessoa obesa em sua fase juvenil e adulta é bem maior. E eu vejo muitos casos em que os pais estão encaminhando seus filhos para esse caminho sem se dar conta, porque afinal o exemplo vem de casa, seu filho vai comer o que você acostumou ele a comer. Uma alimentação saudável tem que ser induzida desde os primeiros contato com os alimentos. 
Muitas vezes por falta de tempo ou por ceder a pressão das crianças acabamos dando a eles alimentos cheios de gorduras e sódio, mais apesar de ser mais cômodo não é nem de longe a melhor opção para seu filho! A obesidade infantil está relacionada a fatores como má alimentação, falta de exercícios físicos(jogar bola, brincar de pega-pega, entre outros), fatores emocionais e genéticos.
Eu mesmo muitas vezes por falta de tempo preferi dar um hambúrguer no lugar de um prato com arroz, feijão, saladas e carne a meu filho, era mais conveniente, pois eu não tinha tempo para cozinhar, e uma vez que você faz isso você percebe que te sobra mais tempo, e a tendência é repetir o mesmo ato mais vezes, resultado meu filho estava gordinho, porem não estava saudável, mais eu percebi a tempo e pude interferir na alimentação mudando primeiro meus hábitos alimentares, como vou pedir para meu filho comer um prato com saladas, legumes e verduras se eu estou comendo um enorme hambúrguer, percebi a tempo o meu erro e o que me ajudou foi a idade dele, pois ele ainda era bem novinho em torno de uns 2 anos, hoje ele está com peso normal e adora comer de tudo, então quanto antes começar a apresentar alimentos saudáveis a seu filho melhor.
Tudo bem comer de vez em quando um salgadinho, refrigerante, mais como tudo na vida, é preciso ter  moderação.
Com o avanço da tecnologia as crianças acabam ficando mais tempo ligados a vídeo- games, computadores e outros, mais lembre-se que o exercício é fundamental para uma vida saudável, por isso leve seu filho para andar de bicicleta, incentive-o a brincar de brincadeiras que precisem movimentar seus corpos como correr e pular.  

Obesidade infantil, o que está acontecendo com nossas crianças?

#Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe

fd494e78-5d0c-463c-8660-5f928fe9e9ce

Patrocinador

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates